A Samsung Rock Exhibition, série dedicada às exposições de rock e cultura pop, trouxe ao Rio de Janeiro a exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses. A exposição saiu do MoPOP (The Museum of Pop Culture de Seattle) e veio direto para o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

Desde quando foi anunciado fiquei ansioso para visitar, mas acabei dando mole e fui apenas nos últimos dias e quase perdi a oportunidade (iria me arrepender profundamente).

A exposição trouxe mais de 200 itens da banda: instrumentos, fotos, vídeos, depoimentos, álbuns, objetos pessoais, cartazes, set lists, demos, entre outros. Itens que vão desde a origem da banda até o seu fatídico fim.

Não sei como descrever a sensação de estar tão perto dos itens exibidos, rola uma parada nostálgica, uns arrepios, felicidade e angustia. Eu era adolescente na época e tive a vida impactada diretamente pelas músicas da banda.: um pouco da formação do caráter, o modo de se vestir, falar e pensar. E estava tudo ali na minha frente. Foi muito bom ter vivido isso intensamente.

O Nirvana durou pouco mais de 5 anos, o suficiente para mudar o rumo da música e marcar uma geração inteira mundo afora. E parece que continuará marcando tendo em vista a quantidade de crianças vestindo mini camisetas da banda e sendo levadas pelos pais para conhecer Kurt, Chris e Dave. Isso é muito legal!

É uma exposição pequena, porém muito intensa e com depoimentos fortes, bem ao estilo Nirvana. Como só fui no final da etapa carioca, escrevo esse post depois de toda a temporada. Agora só resta Sampa. Corre que vale muito a pena!

Fotos: Cinix / acervo pessoal


SERVIÇO

Nirvana: Taking punk to the masses

Rio de Janeiro

Onde: Museu Histórico Nacional, Centro – RJ
Quando: 22 de junho até 22 de agosto
Ingressos: www.ingressorapido.com.br
Classificação: 16 anos.

São Paulo

Onde: Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Parque Ibirapuera – SP
Quando: 12 de setembro até 12 de dezembro
Ingressos: www.ingressorapido.com.br
Classificação: 16 anos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *