Se tem um cara que sou fã, o nome dele é Eduardo Kobra. Para quem não conhece, Kobra é um artista e muralista brasileiro reconhecido mundialmente por suas obras. Acompanho o seu trabalho desde a época da faculdade de Design, quando decidi que meu TCC seria sobre grafite. Mergulhei de cabeça nesse mundo e minha admiração pela arte só aumentou de lá para cá.

O Kobra tem diversos murais famosos no mundo todo, mas os que mais me tocam são as homenagens que ele costuma fazer para diversos músicos. Não faço ideia de como ele escolhe quem será retratado. O fato é que todos são “monstros” da música, aqueles que conseguiram imortalizar suas obras e influenciar pessoas através delas. Chegamos ao ponto… a influência desses artistas na obra do Kobra.

O Kobra tem uma maneira singular de pintar, sendo fácil identificar seus painéis. Mesmo assim, eles são bem díspares e cada um nos causa uma sensação bastante diferente. Da mesma forma quando ouvimos uma setlist de um artista que gostamos. Essa sensação de saber de quem é, mas ter um impacto diferente a cada canção.

O Kobra tem o seu estilo e os grandes músicos também. É legal ver como eles se misturam nos murais e saltam aos nossos olhos trazendo a sensação de estarmos ouvindo os acordes musicais saindo dos muros (e não precisa estar chapado, rs). A combinação dessas duas artes resultam nesses trabalhos maravilhosos. É muito talento junto!

Fiz um compilado com alguns desses murais e os locais aonde estão. Devo ter deixado passar um ou outro, mas a ideia está aí para ser apreciada. 😉

Bob Dylan – Minnesota, USA

Racionais Mcs – Capão Redondo, SP

Tupac e B.I.G – Miami, USA

David Bowie – Jersey City, USA

John Lennon – Bristol, USA

Janis Joplin, Amy Winehouse e Jimi Hendrix – SP

Tom Zé – Vila Madalena, SP



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *